© 2017 por Mariana Salomão

February 21, 2018

February 21, 2018

September 20, 2017

Please reload

Posts Recentes

Alta Performance: o que é e por que ela se tornou tão popular?

August 30, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Os Hábitos dos High Achievers

03/01/2018

 

Por que algumas pessoas conseguem mais rápido do que outros, e mantêm esse sucesso ao longo das décadas? E por que outro grupo de pessoas parecem viver vidas miseráveis?

 

Sucesso e felicidade: essa é a combinação que todos esperamos conseguir. Mas o problema é, como nos tornamos bem sucedidos e nos sentimos mais satisfeitos?

 

Brendon Burchard, um de meus mentores e um dos maiores especialistas mundiais em desenvolvimento humano, passou 20 anos buscando informações e respostas a essa pergunta e lançou o livro High Performance Habits: How Great People Become That Way (ainda sem tradução para o português).

 

Brendon é autor de vários best-sellers, como The Motivation Manifesto e The Millionaire Messenger, é um pioneiro na educação on-line (seus vídeos foram vistos mais de 100 milhões de vezes, e mais de um milhão de pessoas já participaram de seus cursos online). Além disso é um Top 100 no Facebook e CEO do High Performance Institute.

 

Com certeza é um dos melhores livros que já li sobre o tema. Abaixo, uma visão geral, nas palavras do próprio Brendon sobre os seis hábitos que prometem mudar completamente sua vida.

 

1. Busque clareza.

 

Os “high performers” não precisam necessariamente ter clareza. Em vez disso, eles buscam a clareza com maior freqüência do que a maioria das pessoas - então eles tendem a encontrá-la e permanecer em seu verdadeiro caminho.

 

Por exemplo, as pessoas bem-sucedidas não esperam até o Ano Novo para realizar uma auto-avaliação e decidir quais mudanças querem fazer.

 

Ele conta que trabalhou com a Oprah e ela começa todas as reuniões dizendo: "Qual é a nossa intenção para esta reunião? O que é importante?"

 

Este hábito nos torna melhores para revelar distrações e nos direcionar para o que é importante.

 

Uma abordagem simples para buscar clareza é focar em quatro coisas: você mesmo, suas habilidades, sua contribuição social e vida social. Como você quer descrever sua melhor versão? Como você quer se comportar socialmente? Quais habilidades você quer desenvolver e demonstrar? Como você quer conrtribuir?

 

Perguntando - e respondendo – a essas perguntas com mais frequência do que outras pessoas definitivamente lhe darão uma vantagem.

 

2. Gerar energia.

 

A pesquisa de Brendon mostra, sem surpresa, que a maioria das pessoas perde energia ao longo do dia. Às 2 ou 3 da tarde, e muitos terminam o dia se sentindo destruídos.

 

Mas algumas pessoas - extremamente ocupadas e produtivas - não são aniquiladas.

 

O que encontramos é que a maioria das pessoas perde energia e intenção nas transições entre tarefas, entre reuniões, etc.

 

Os high achievers dominam suas transições. Eles são mais propensos a fazer uma pausa rápida, fechar os olhos, meditar - para se dar uma pequena pausa psicológica que liberte sua tensão e os ajude a ter mais foco para assumir a próxima tarefa.

 

Eles se recarregam ao longo do dia, entre atividades - é como se gerassem energia durante o dia ao invés de perdê-la.

 

Se você quiser se sentir mais energizado e criativo e ainda ser mais eficaz no trabalho, dê uma pausa estratégica para sua mente e corpo a cada 45-60 minutos.

 

3. Levantar a necessidade.

 

Antes de cada atividade principal, os high achievers aumentam a necessidade psicológica em relação ao “porquê” é importante para eles ter um bom desempenho.

 

Brendon conta ainda que estava trabalhando com um velocista medalhista de ouro olímpica. Um dia ele disse: "Quando você está alinhado contra todos esses outros velocistas, e a diferença em ganhar e perder é centésimos de segundo, como você sabe quem vai ganhar?"

 

O atleta disse disse: "Eu colocaria meu dinheiro na pessoa que diz:" Eu vou fazer isso por minha mãe ".

 

Segundo Brendon, em centenas de conversas semelhantes com os maiores CEOs e líderes do mundo (top15%), todos se perguntam e deixam claro para si mesmos por que é importante para eles ter sucesso em tudo o que fizerem nesse dia. Todos eles associam um profundo senso de identidade com sua excelência em seus desempenhos.

 

Não é uma paixão, não é uma preferência. Trabalhar com excelência é uma necessidade.

 

Para aumentar a necessidade, sempre saiba para quem você está fazendo isso.

 

Pergunte-se, em voz alta, "Quem precisa que eu esteja no meu jogo nível A agora?" e isso trará seu foco e motivação de volta.

Pode ser sua família, sua equipe, seus pares, seus clientes, seus usuários finais - para quem é que você deve ter um bom desempenho. Fale o seu "porquê" para si mesmo, em voz alta.

 

4. Aumentar a produtividade.

 

Ter Alta Performance é aumenta as saídas ou resultados que importam. Quando Jobs voltou para a Apple, ele despojou a linha de produtos. Em seguida, ele se concentrou em aumentar a qualidade dos produtos que permaneceram.

 

Isso é o que todos nós temos que fazer: o principal é manter o principal, o principal.

As pessoas de Alta Performance também são mais produtivas porque veem cinco passos à frente e se alinham para alcançar cada um deles.

 

Brendon compartilha que essa descoberta mudou a maneira como ele olha para quase todos os projetos que começa. Quais são os cinco principais movimentos me levarão lá - e quais não são os principais movimentos, então eu sei as distrações a evitar. Quais habilidades principais eu tenho que desenvolver para realizar esses movimentos?

 

O que é interessante é que muitos entrevistados do livro não sabiam que estavam pensando em cinco movimentos; fizeram isso inconscientemente. Eles não perceberam que eles identificavam consistentemente as habilidades absolutas para o sucesso a longo prazo e ficaram obcecados com a obtenção dessas habilidades. Eles simplesmente fizeram isso.

 

Mas você sabe, e agora você pode.

 

5. Desenvolver influência.

 

Os artistas de alta performance desenvolvem influência ao ensinar as pessoas a pensar e a desafiá-las a crescer.

 

Ensine as pessoas a pensar e você muda suas vidas. Os líderes de sucesso acima dos padrões normais fazem perguntas ao invés de dizer as respostas. Ao longo do tempo, eles treinam as pessoas ao seu redor como pensar - porque quando você afeta os pensamentos de outra pessoa de forma positiva, você tem influência.

 

Mas isso não é tudo o que eles fazem. Pense em uma pessoa influente em sua vida. Talvez um pai, um cuidador, um professor - escolha alguém que o tenha afetado. Eles ensinaram a você a pensar sobre si mesmo, ou sobre os outros, ou sobre o mundo, e eles também desafiaram você a crescer.

 

Por que essa pessoa era tão influente? Eles o inspiraram. Como? Eles te empurraram. Como eles te empurraram? Eles sempre disseram para você ser o seu melhor.

Os líderes de alta performance desafiam as pessoas que se preocupam com o crescimento. Isso é o que faz a maior diferença em relação à influência.

 

6. Demonstrar coragem.

 

O High Performance Institute fez uma enorme quantidade de pesquisa sobre coragem e descobriu que, diante do risco, das dificuldades, do julgamento, do desconhecido ou mesmo do medo, os high achievers tendem a fazer algumas coisas.

Primeiro, eles falam por si mesmos. Eles compartilham suas verdades e ambições com mais frequência do que outras pessoas. Ou seja, estão dispostos a compartilhar a verdade sobre si mesmos.

 

Tão importante quanto isso, eles "honram as dificuldades". Sabem que a luta é uma parte natural do processo. Isso os torna mais corajosos, porque eles entram em um desafio sabendo que será difícil. Eles podem lidar com a luta porque já a esperam.

 

Às vezes eles usam linguagem diferente para descrever os fenômenos. Alguns dizem que são "pacientes através do processo". Outros dizem que estão "OK com outras pessoas duvidando ou julgando-os". Mas cada um deles tem uma quase reverência pelas dificuldades: honram a luta como necessário para forjar o tipo de caráter que os ajudará a merecer o resultado que desejam.

 

Sabendo que o processo será difícil - não apenas aceitar que será difícil, mas agradecer que trabalhar nos momentos difíceis é necessário para o sucesso - torna-os menos assustados.

 

As pessoas de Alta Performance também identificam alguém para lutar. Brendon conta que no início assumiu que a coragem viria de uma missão para mudar o mundo ou de um propósito significativo.

 

Esse não é o caso. A coragem vem de querer servir uma pessoa ou uma unidade: esposa, marido, família, um pequeno grupo de pessoas. A vontade de trabalhar através da incerteza ou do medo vem da vontade de servir alguém que precisa de ajuda.

 

Se você quer a coragem de manter o curso, superar obstáculos, honrar as dificuldades: decida para quem você está fazendo isso e então trabalhe duro para eles.

 

Isso lhe dará toda a coragem que você precisa.

 

Se você quiser adquirir, na prática, estes hábitos e habilidades, participe do Global Coach Certification e viva a verdadeira mudança de vida e resultados que busca.

 

A LeaderArt International em parceria com o Instituto Mariana Salomão, traz para o Brasil a formação em coaching com Tripla Certificação Internacional. A próxima turma acontece em fevereiro e março na cidade de Campinas-SP.

 

Mande um email para contato@marianasalomao.com e viva a vida de um High Achiever.

Compartilhe
Twitter
Please reload

Siga Mariana Salomão