© 2017 por Mariana Salomão

February 21, 2018

February 21, 2018

September 20, 2017

Please reload

Posts Recentes

Alta Performance: o que é e por que ela se tornou tão popular?

August 30, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Como redesenhar sua vida com apenas 3 Perguntas

21/08/2017

 

Aqui está o principal problema com a forma como a maioria das pessoas vive: ao invés de viver a vida que querem, vivem a vida que lhes são dadas.

 

Na maioria das vezes, reagimos a situações seguindo o caminho mais fácil. Normal. Somos apenas humanos.

 

Quando uma oportunidade de trabalho se abre, e precisamos do dinheiro, nós aceitamos o emprego sem realmente considerar o longo prazo. O problema é que, se você repetir esse ciclo de comportamento, um dia você acordará se perguntando : “como cheguei aqui?" ou "de quem é essa vida?"

 

Para redirecionar seu curso de vida, você precisa interromper esse padrão de comportamento. Você pode fazer isso questionando-se as seguintes três perguntas abaixo todos os dias de sua vida.

 

As respostas a essas perguntas servirão como seu roteiro, e com isso, você tem menos probabilidade de se distrair e aceitar oportunidades que não o aproximam de seus objetivos.

 

Pergunta 1: O que eu quero?

 

Você já se perguntou sobre isso honestamente?

 

Eu trabalho com diversos CEOs e grandes executivos, e posso dizer que menos de 10% deles conhecem a resposta honesta a essa pergunta

 

Esta é a SUA vida! Como você quer vivê-la? Onde você quer viver? Com quem você quer estar? O que você quer fazer todos os dias? Você quer construir um legado? Você quer ser criativo?

 

Pense nisso! É fundamental!

 

Aqui está o segredo: você não vai descobrir isso hoje. Você pode não descobrir isso amanhã, ou na próxima semana, ou mesmo até o final deste ano.

 

E não é a resposta o mais importante, mas a prática ativa de se fazer essa pergunta e as reflexões geradas todos os dias.

 

Me dei conta disso somente no último ano, quando circunstâncias fora do meu controle me deixaram afastadas da rotina normal por 4 meses. E então, todos os dias passei a me questionar sobre isso.

 

Que grande virada contruí com isso! Hoje, o Instituto Mariana Salomão está aí, como prova de que com as perguntas certas, o que já é bom pode ficar excelente.

 

Com este questionamento sincero, a próxima vez que uma brilhante e maravilhosa oportunidade venha bater na sua porta e exigir uma grande quantidade de seu tempo, você pode se perguntar, isso é realmente o que eu quero?

 

Se não for, OK. Se for, então agarre-a e aproveite ao máximo. Você estará armado com a ferramenta mais poderosa de todos: a capacidade de dizer não.

 

Esta questão oferece clareza e direção inquestionáveis.

 

Pergunta 2: Quem posso servir?

 

Roberto Shinyashiki certa vez me disse: Só não ganha dinheiro quem não cura nenhuma dor.

 

Aqui está o segredo para obter tudo o que deseja na vida: encontre pessoas com dor e as ajude. No mundo dos negócios, chamamos de "agregar valor".

 

Eu chamo isso de bom senso e simplesmente exercer a capacidade de ser humano. Todos os negócios, carreiras e organizações bem sucedidas, existem apenas porque atende outros.

 

Veja como descobrir quem servir: veja as pessoas que você ama. As pessoas que te energizam e completam sua vida. Pergunte-lhes o que lhes tira o sono. Pergunte o que dói na vida deles, o que desejam que seja diferente. Pergunte-lhes como você poderia ajudar.

 

Se você fizer disso uma prática, perguntando sempre às pessoas como você pode ajudar, você descobrirá uma infinita oferta de oportunidades para agregar valor.

 

Se você pode agir em uma pequena parcela desse fornecimento ilimitado de oportunidades, você se dará a alavanca para viver qualquer vida que desejar.

 

Pergunta 3: Por que não agora?

 

Pergunte-se isso todos os dias.

 

Quando seu cérebro vê uma longa lista de tarefas "a fazer", está perguntando o oposto desta questão. Lembre-se que seu cérebro quer poupar energia, então, ele quer saber: "Por que não amanhã?". E porque você é apenas humano, você responde com "Sim, por que não amanhã?"

 

É assim que acontece a famosa e perigosa: procrastinação.

 

Como coach e especialista em Alta Performance, já tive exemplos de clientes suficientes para saber que a procrastinação vem de uma única fonte: fazer a pergunta errada ao seu cérebro.

 

Experimente agora.

 

Você passou os últimos momentos pensando na vida que deseja viver. Então você pensou sobre as pessoas a quem poderia servir e contribuir para que você possa viver essa vida.

 

Então, por que não agora?

 

Se o seu cérebro soltar uma lista de razões, escreva-as. Coloque esse papel na sua mesa e dê uma olhada novamente amanhã. Ao acordar pela manhã, veja esse pedaço de papel e sorria.

 

É incrível o que uma boa noite de sono pode fazer para te mostrar o quão inúteis suas desculpas são. Ao vê-las em um papel, desconectado da vibração em seu cérebro, irá provar-lhe que você pode e deve perseguir seus sonhos.

 

O exercício de cinco minutos que o capacita a projetar sua vida

 

Essas reflexões não tomaram tanto assim o seu tempo, certo?

 

Aposto que sua mente está disparando idéias.

 

Faça essa atividade todos os dias. De segunda a domingo.

 

Em primeiro lugar, suas ações serão pequenas. Talvez você envie um e-mail para um amigo para descobrir o que está prejudicando-os. Ou talvez você encontre algum treinamento on-line que lhe mostre como conseguir mais respostas. Mas ao longo do tempo, este exercício simples irá afastar tudo o que tem te impedido e revelará o roteiro único para o seu sucesso.

 

É a maneira mais simples que eu conheço estrategicamente para projetar o estilo de vida dos seus sonhos.

 

Agora vá lá e faça!

Compartilhe
Twitter
Please reload

Siga Mariana Salomão