Zona de Conforto – Sedutora, perigosa e devastadora!


A zona de conforto pode ser sedutora, irresistível, “familiar” e desastrosa. Pode ser definida como a nossa tendência a fazer o que é fácil, cômodo e conhecido, sem intenção de interromper ciclos viciosos e improdutivos ou de começar algo novo ou desafiador, que demande autodisciplina, motivação e comprometimento e que cause dispêndio extra de energia e nos tire da inércia.

A origem da palavra conforto vem do latim, cumfortare, e significa aliviar a dor ou a fadiga. Está associado a “um estado prazeroso de harmonia fisiológica, física e psicológica entre o ser humano e o ambiente”. É a nossa tendência de evitar os medos, a ansiedade ou algum tipo de desgaste. Tendemos a ficar num território onde podemos predizer e controlar os acontecimentos. Que pode garantir um desempenho constante, porém limitado e com uma pseudo sensação de segurança.

E quais as consequências de ficarmos neste estado letárgico, reativo e confortável? Veja alguns:

• Desperdício do próprio talento: que é um processo de auto-sabotagem… Apesar da pessoa ter muito potencial, não consegue otimizá-lo nem transformá-lo em performance (como uma mina de diamantes lacrada, inexplorada e improdutiva).

• Impactos negativos na carreira, na imagem e na empregabilidade: ao invés da pessoa ter uma carreira ascendente e bem sucedida, fica estagnada ou até involui profissionalmente.

• Pode acarretar prejuízos à saúde (sedentarismo, obesidade ou dependência química), ao intelecto (perda de memória, de raciocínio e de agilidade mental), à psique (imaturidade, dependência, insegurança e áreas cegas) e à dimensão espiritual (falta de altruísmo, de senso de propósito e da capacidade de ajudar as outras pessoas).

• Pode fazer com que invistamos pouco no nosso autodesenvolvimento, que está ligado a aprender, a mudar nossos comportamentos, a evoluir e a buscar nosso sucesso.

Então fique atento e faça uma auto análise e seja se você não se encontra nessa zona de conforto. Se a resposta for sim, faça algumas mudanças na sua vida, deixe de lado hábitos que te prejudicam e passe a cultivar hábitos que te ajudem a progredir como pessoa.

Sonhe grande, estude e leia muito, seja comprometido em tudo o que fizer/dizer, faça trabalho voluntário, ame o próximo, pratique algum esporte, tenha seu momento de lazer e em família e saiba administrar seu valioso tempo!

Via Endeavor

#zonadeconforto #altaperformance #transformação #coaching

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Você tem um sonho

Você tem um sonho? Há quanto tempo? Alguns de nossos sonhos estão há anos em nossos corações... Então porque ainda não se realizaram? Eu gostaria de compartilhar 3 passos para que você comece o seu ca

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google+ - White Circle

© 2017 por Mariana Salomão