© 2017 por Mariana Salomão

Para onde vai a indústria do Coaching?


Você também já ouviu ou falou a frase: “Todo mundo agora é coach!” ?

É verdade que as formações em coaching cresceram muito em volume e variedade. É verdade também que não há filtro inicial para ingressar na profissão.

Mas por que esse mercado cresce tanto? O que realmente há por trás dessa indústria?

Como sair do “charlatanismo”?

Bom, todas essas perguntas serão respondidas nos próximos artigos. Neste artigo quero lhe mostrar as tendências do mercado, o que esperar e como me preparar para elas.

Vamos começar com uma análise macro:

Ameaças e Oportunidades da Indústria do Coaching

- Os consumidores com altos rendimentos continuarão a buscar serviços de coaching

- A concorrência aumentou à medida que mais coaches entraram na indústria, aumentando a diferenciação de preço e competência

- As baixas barreiras à entrada na profissão permitirão que o “empreendedorismo” na área aumente, devido aos pequenos custos para iniciar a carreira ou negócio

- No futuro, a adoção do treinamento on-line deverá reforçar a indústria

- A queda na demanda e lucro da recente crise fizeram com os atuais “players” do mercado de business coaching reduzissem seus custos operacionais

- É esperado que a melhoria das margens de lucro continue a levar mais concorrentes ao mercado do coaching.

A indústria de coaching está no estágio de crescimento de seu ciclo de vida. Segundo a IBISWorld, o valor agregado do setor (o IVA, que mede a contribuição da indústria para a economia dos EUA) crescerá a uma taxa anual média de 3,3% ao longo dos 10 anos até 2022. Enquanto isso, o PIB norte-americano deverá aumentar a uma taxa anual de 2,0 %. Uma expansão nos concorrentes da indústria também sugere que o setor está experimentando crescimento. Espera-se que até 2022 existam 20.323 coaches de vida somente nos EUA.

Vejamos as tendências atuais e depois imaginemos as implicações ...

- Conflitos no trabalho entre "Baby-Boomers" e "Millennials": Enquanto os Baby-Boomers estão ficando mais velhos e esperam que trabalhem mais tempo, Millennials assumirão a força de trabalho. Experiência versus novas ideias. O Coaching será usado para resolver conflitos, inovar e treinar novas lideranças.

- Os Coaches deverão ser orientados ou supervisionados. Os Coaches deverão atingir os requisitos regulamentados, incluindo a orientação ou a supervisão constante para avaliar as qualidades e os conhecimentos dos treinadores. Mentores e supervisores serão certificados.

- Com a inteligência artificial esperada para substituir muitos humanos em profissões que dependem de conhecimento e pensamento linear, como medicina e direito, milhares estão se capacitando para outros campos, como coaching por exemplo, onde intuição, criatividade, habilidades específicas de gestão de pessoas e ferramentas de comunicação são mais difíceis para replicar em máquinas.

- Habilidades Coach se tornaram difundidas e necessárias para pessoas que lidam com ou lideram outras. Gerentes, líderes, professores, empreendedores devem ter habilidades de coaching.

- Centenas, se não milhares, de escolas de formação treinamento em coaching foram criadas e esse mercado continuará crescendo.

- No entanto, a formação ainda é mais buscada em instituições de renome ou que forneçam certificação internacional a preços altos.

- À medida que a crise climática cresce, a comunicação à distância, o trabalho de casa (home office), reuniões virtuais e outras formas de trabalho a distância também crescerão.

- Ferramentas de treinamento como webinar, bate-papo em vídeo e outros sistemas de ensino e comunicação a distância estão evoluindo e melhorando.

- A pesquisa científica sobre coaching está em ascensão, provando uma base científica para os resultados do coaching.

- É muito tarde para prevenir as mudanças climáticas, a resiliência climática para sete bilhões de pessoas, é um objetivo mundial. Resiliência é um dos principais pontos trabalhados no Coaching individual.

- A neurociência e a neuroplasticidade influenciam poderosamente as intervenções em coaching, deixando o processo cada vez mais eficaz.

- A tecnologia continuará a perturbar a vida moderna em um ritmo cada vez mais rápido, com a maioria das pessoas experimentando várias transições importantes em suas vidas.

- O Coaching profissional agora pode ser encontrado em praticamente todas as partes do mundo.

- O coaching será amplamente aceito como uma profissão com os próprios códigos de ética e requisitos. Veremos que os países começarão a regular o coaching e os sistemas educacionais / governos / organizações profissionais serão encarregados de melhorar a profissão. A intenção é parar o crescimento "cogumelo" dos treinadores e levar a qualidade a um padrão mais elevado.

- A maioria dos clientes dizem que preferem trabalhar com Coaches certificados.

Se as tendências atuais no Coaching continuarem, olhe nossa análise sobre o que provavelmente acontecerá em ...

10 anos:

Crescimento do Coaching: o número de novos Coaches profissionais continuará a crescer. O número de Coaches profissionais se estabilizará ao longo do tempo com profissionais menos preparados e menos motivados abandonando as carreiras, devido ao aumento da concorrência.

Alcance do Coach: o Coach não será mais considerado exótico ou apenas para os ricos e famosos. Será quase tão comum quanto um “personal trainer” de hoje. Além disso, Coaches não profissionais existirão em toda a sociedade e muitas pessoas irão experimentar os benefícios do coaching desde a infância.

Entrega do Coaching: a tecnologia proporcionará aos Coaches excelentes opções para aplicar o coaching em seus clientes internacionalmente, mas as conexões locais em pessoa continuarão sendo importantes, pois a tecnologia continua a se integrar online com offline. O Coaching em configurações corporativas pode continuar sendo entregue individualmente e pessoalmente, mas a maioria dos treinamentos provavelmente será entregue por meio de computadores, telefones inteligentes e outros dispositivos móveis.

Preço no Coaching: o investimento para participar de um processo de coaching tradicionalmente têm sido altas desde a criação do modelo de coaching atual. Os valores continuarão altos, mas haverá uma divisão crescente entre um grupo relativamente pequeno de coaches certificados de elite, que oferecem coaching de alta qualidade e alta investimento e um grupo muito maior de coaches que oferecem serviços com investimento bem mais baixo.

Regulamentação do Coaching: o coaching profissional pode ser regulado em alguns países, com muitos mais no processo de elaboração de regulamentos. Esses regulamentos exigirão treinamentos específicos de coaching, certificação e / ou diplomas universitários, bem como a adesão a códigos de ética padronizados como requisitos.

Treinamento de Coaching: o treinamento a distância para coaches deve acontecer fortemente. Muitas escolas de coaching de propriedade privada sairão do mercado, deixando principalmente escolas de Coaches aprovadas pelo futuro órgão regulador ou alinhadas com as universidades. A formação em Coaching deverá ser entregue através de ensino a distância multimídia e menos através de treinamento ao vivo em universidades e salas presenciais.

Certificações e graus: os consumidores geralmente estarão cientes sobre os “horrores” do mercado de coaching e saberão como não trabalhar com Coaches sem uma sólida formação e não certificados. Não haverá nenhuma certificação, seja de uma organização sem fins lucrativos ou de uma escola, que domine ou seja preferida - isso levará a maior confusão entre aqueles que contratam Coaches, bem como aqueles que querem se tornar um Coach. Os Coaches mais recentes terão diplomas, certificações e / ou certificados relacionados ao coaching de escolas e universidades aprovadas por determinado órgão regulatório. Treinadores mais antigos, aqueles com anos de experiência, mas sem recentes certificações e graus, sobreviverão apenas se tiverem excelentes reputações como Coaches efetivos.

20 anos:

O Coaching será uma profissão madura que continua a evoluir. Praticamente todos os Coaches profissionais serão treinados e certificados, e a regulamentação da área será a norma.

As pessoas vão esperar muito mais dos Coaches, por dois fatores:

  1. os Coaches amadores estarão em todos os lugares

  2. as transformações dramáticas que ocorrem com coaching de alta qualidade serão cobradas e não apenas esperadas.

A hipercomplexidade do cenário futuro em termos de tecnologia, mudanças no mercado de trabalho e mudanças climáticas, serão desafios que levarão as pessoas a contratar coaches com mais frequência.

De forma mais dramática, como resultado do crescimento do coaching, a sociedade evoluirá, com mais pessoas vivendo vidas orientadas pelos valores. As pessoas irão atualizar suas expectativas de vida e encontrarão maneiras criativas de satisfazer seus novos padrões.

Os Coaches não profissionais continuarão a existir e muitas pessoas se relacionarão com a “abordagem coach”. Vai tornar-se comum que as pessoas passem por um processo de coahing em todas as fases da vida. O que é considerado um coach “master” hoje será considerado um profissional de coaching médio no futuro, pois existirá a evolução dos estudos e o desenvolvimento pessoal constante dos profissionais será mandatório.

30 anos:

A sociedade continuará a se transformar devido aos efeitos das mudanças climáticas, da inteligência artificial e do coach profissional, e a profissão Coach será altamente respeitada. Excelentes coaches profissionais continuarão a ganhar muito dinheiro, mas o coaching profissional será regulamentado praticamente em todos os lugares.

Além disso, as pessoas em toda a sociedade estarão oferecendo coaching de graça. Uma vez que o coaching pode ser usado para o "mal", haverá efeitos positivos e negativos, mas a consciência que vem do da experiência em ser coach e receber coach, deixará mais difícil a tarefa de manipular grupos de pessoas. A expectativa e alta exigência sobre políticos, líderes empresariais, professores, treinadores, coaches e outros líderes irá subir muito. Os indivíduos precisarão viver suas vidas com muito mais coragem com a crescente mudança do mundo e ter um Coach para se associar nas transições importantes, será considerada uma necessidade absoluta, o que significa que praticamente todos terão um Coach.

E para quem quer ter um Coach, o que muda?

- A qualidade dos Coaches será alta e a decisão provavelmente dependerá das necessidades do cliente ou da experiência do Coach

- Os Coaches precisarão mostrar credenciais e ser responsáveis pela qualidade do treinamento que eles oferecem

- O processo será baseado em indicadores e pesquisa científica, apoiando o desenvolvimento do coachee. Não haverá espaço para experiências "emocionais"apenas.

- Os usuários exigirão treinadores multiculturais e bilíngües.

O que essas tendências em Coaching significam para você, “o novo Coach”?

- Somente Coaches altamente treinados sobreviverão à "revolução do coaching".

- Os Coaches terão que desenvolver habilidades como a competência cultural, multilíngue e ter treinamento específico adicional, como neurociência, consciência cultural e comunicação. Não haverá espaço para “estratégias de marketing”apenas.

- Investir mais dinheiro e tempo na educação e ficar atualizado.

- Precisará trabalhar com mentores certificados e supervisores.

- Aderir aos regulamentos e requisitos dos países.

O futuro parece extremamente brilhante para quem estiver disposto a pagar o preço. Se você pretende ser um Coach profissional e quer ser bem pago, faça o que for necessário para se distinguir como um dos melhores. Isso inclui treinamentos, certificações e habilidades de coaching baseadas em evidências.

Se você quiser se destacar rapidamente, aproveite esta pequena janela de tempo para estudar e se certificar por uma boa e respeitada escola. Pense desde já que se formar em Coaching não é um luxo, considere isso. Principalmente porque atualmente, a maioria das universidades e especializações só ensina sobre psicologia, liderança e outros campos relacionados, mas negligencia habilidades e filosofias profundas que contribuem para os benefícios e para o sucesso que o coaching traz para qualquer indivíduo.

Continue a atualizar seus conhecimentos e habilidades ao longo de sua carreira. Isso irá ajudá-lo a manter-se atualizado sobre tendências importantes, ganhar mais, e isso irá ajudá-lo a permanecer em empregos/negócios quando ocorrerem de fato as regulações.

Se você quer ser um Coach profissional, certificado internacionalmente pela LeaderArt International e reconhecido no mercado com o que há de mais puro e moderno sobre a arte do Coaching, conheça nossa formação. Entre em contato e inscreva-se para a próxima turma (contato@marianasalomao.com).

Se você é um líder e entendeu que não dá mais para seguir com sua equipe/negócios sem as habilidades coach, considere a formação com certificação internacional em Leader Coach pela LeaderArt International. Temos turmas durante todo o ano, mas você pode aproveitar as condições especiais Black Month com 40% de desconto na turma de 08 e 09 de Dezembro de 2017.

Referências:

School of Coaching Mastery

IAC - International Association of Coaching

ICF - International Coach Federation

IBISWorld – 2017 Report for Life and Business Coaching

#coaching #mercado

63 visualizações